Brasília a Capital Federal do Brasil

 

 

 

Foi difícil pensar em um primeiro tema para começarmos essa viagem, mas como brasileira, decidi começar falando da capital do nosso país.

Um lugar que muitos nem querem ouvir falar, mas onde muitas as decisões são tomadas.

Mas vamos deixar os acontecimentos de lado e falar sobre o que Brasília tem de bom!!!

 

Brasília está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.

 

O plano urbanístico, conhecido como "Plano Piloto", teve inicio em 1956, planejada e desenvolvida por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

 

A capital é muito mais que os monumentos do tão falado “Eixo Monumental”, a avenida que se localiza no centro do Plano Piloto e se estende por dezesseis quilômetros, fazendo a ligação leste e oeste. 

 

Vale a pena ir em um feriado até Brasília para conhecer um pouco mais sobre a capital do Brasil. 

 

 

Vamos conhecer alguns pontos turísticos:

 

 

 

- Catedral Metropolitana

Projeto de Niemeyer é uma das referências da arquitetura brasileira, com 16 pilares curvados fecham-se no topo e depois abrem novamente, com pontas em direção ao céu.

 

- Palácio Itamaraty

Rico em obras de arte e história, a sede do Ministério das Relações Exteriores, é um dos pontos mais visitados da capital.

 

- Supremo Tribunal Federal

Possui visita guiada, de 30 minutos, contempla o Salão dos Bustos, onde há esculturas de estadistas e juristas renomados; o Salão Nobre, que recebe as visitas oficiais de chefes de estado, com móveis do século 19; o Salão Branco, conferido aos presidentes do Supremo Tribunal Federal; e o plenário, com painel de Athos Bulcão.

 

- Congresso Nacional

Símbolo representativo de Brasília, projetado também por Oscar Niemeyer. São dois prédios de escritórios e gabinetes interligados, ladeados por duas cúpulas - de um lado fica o Senado, de outro a Câmara dos Deputados. As visitas durante a semana no período da tarde, podem acompanhar parte de uma sessão parlamentar. E aos fins de semana, os turistas podem se sentar nas cadeiras dos políticos.

 

 

 

 

- Palácio do Planalto 

Sede do poder Executivo, onde a presidente Dilma Roussef trabalha.

As visitas que ocorrem apenas aos domingos, com retirada de senha, é permitido conhecer gabinete da presidente.  O passeio ainda segue pelo Salão Nobre, usado para eventos, e pelo Salão Oeste. O local mais interessante, é a Sala de Reunião Suprema, onde acontecem os encontros com os ministros.

 

 

- Praça dos Três Poderes

É o centro do triângulo formado pelo Congresso Nacional (poder Legislativo), o Palácio do Planalto (Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário).

 

- Palácio da Alvorada 

É a residência oficial da presidente da República, projetada por Niemeyer. A visita, somente externa.

 

- Memorial JK

O museu guarda a biblioteca pessoal de JK, bem como a réplica de seu escritório e suas roupas. O túmulo, numa sala escura, tem iluminação cênica. Monitores auxiliam os visitantes.

 

- Pontão do Lago Sul

Fica à beira do lago e ao pé da ponte que leva ao Plano Piloto, tem quiosques de comidas e restaurantes que transformaram o endereço em point de solteiros, famílias com crianças e até esportistas.

 

 

 

 

Além dos pontos turísticos, não podemos deixar de falar que Brasília é um lugar muito bom de gastronomia: 

 

 

 

 

Sumô Sushi Lounge 

http://sushisumo.com.br/n/index.php

 

Universal Diner

https://www.facebook.com/restauranteuniversaldiner

 

Peixe na Rede

http://www.peixenarede.com.br/

 

C’est si bon Creperie & Bistro

http://www.cestsibon.com.br/

 

 

 

 

Espero que tenham gostado das dicas de turismo e gastronomia. Até a próxima. 

 

 

 

Agradecimento e colaboração: Rafaela Hernandes

Please reload