Posts da Semana

07.09.2015

Casa Milá – Barcelona – Espanha

 

 

Conhecida também como La Pedrera, a Casa Milá foi desenvolvida pelo arquiteto Antoni Gaudi entre 1905 e 1907, na rua Passeig de Gràrcia, sem ângulos retos e com uma fachada curva, o belo edifício chama a atenção de quem passa por lá por mais de cem anos.  Se possível, passe durante diferentes horários do dia, pois a luz pode mudar a aparência e a cor dessa obra.

 

A construção da obra foi solicitada por Pere Milá que queria algo que fosse diferente de tudo que Barcelona já tinha visto. Com o orçamento sem limites, o arquiteto se empolgou e dez essa grande e deslumbrada obra.

 

Mas nem todos entenderam o projeto muito pra frente do tempo que se vivia e a obra passou a ser chamada de La Pedrera, dando um ar de desprezo para a construção. E só passou a ser reconhecida anos depois até ser ter sua importância reconhecida para a história da arte e da arquitetura, e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1984.

 

Hoje La Pedrera pertence à Fundació Catalunya-La Pedrera, responsável pelas visitas ao prédio.

 

O andar térreo da Casa Milà tem dois acessos com halls de entrada separados e conectados com dois pátios. Os apartamentos estão distribuídos ao redor dos dois pátios internos que garantem a iluminação e a ventilação.

 

O sótão possui um local para onde podemos ver obras de Antoni Gaudí, como desenhos, maquetes, fotografias e apresentações audiovisuais.

 

Visite esta obra que hoje é bem reconhecida por Barcelona, mas que um dia já sofreu por sua diferente arquitetura.

 

 

 

Masp – São Paulo – Brasil

 

 

MASP – Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, o museu atrai milhares de pessoas durante o ano. Também não é para menos. Além de estar situado em uma das regiões mais belas e conhecidas da cidade, é uma das mais importantes instituições culturais brasileira. O MASP é considerado o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.

Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas.

 

O museu vem ampliando a sua coleção através de doações de pessoas físicas e de parcerias estabelecidas com empresas e instituições.

 

O edifício é bastante conhecido por seu vão livre de mais de 70 metros, além dos seus 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos .

 

Além de museu, o MASP é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano. 

 

Visite o MASP.

 

 

Central Park – Rockefeller Center – Manhattan – New York - EUA

 

 

Três lugares lindos: Manhattan, Central Park e Rockefeller Center. Agora já imaginou os três juntos? É isso que essa foto nos mostra.

 

Ao subir em um dos prédios com as vistas mais lindas de Manhattan, o Rockefeller Center, conseguimos ver do famoso ponto “Top of the Rock”, a linda Manhattan e de quebra a vista de cima do Central Park, essa enorme área verde.

 

A visita feita no Rockefeller Center que vai até o topo chama-se Top of the Rock, este é um grande observatório que podemos apreciar New York todinha. Um dos pontos que nos chama a atenção é o Central Park que é possível ver a imensidão deste delicioso parque lá de cima.

 

Esta vista vale ser vista a qualquer hora do dia ou da noite, mas muitas pessoas chegam ao final da tarde para ver o pôr do sol lá de cima, até chegar a noite. Vale muito a pena.

 

 

Capela Sistina  - Vaticano – Roma - Itália

 

 

 

A Capela Sistina que fica no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade-Estado do Vaticano, é conhecida além da sua história por sua sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento.

 

Pintada por artistas da Renascença, como Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli, a capela homenageia o Papa Sisto IV, por isso leva este nome.

 

O mesmo restaurou a antiga Capela Magna, junto com uma equipe de pintores que criaram painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus.

 

Sendo um consagrado local religioso, aqui que se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.

 

Grande destaque da capela é o teto que tem enorme concentração de decoração e cuidados nos detalhes, que englobam passagens da Bíblia e da doutrina católica.

 

 

 

Praia do Meireles – Fortaleza – Ceará – Brasil

 

 

 

Localizada na parte mais movimentada beira-mar de Fortaleza, a Praia do Meireles, é excelente para quem procura um agito. Recheada e quiosques, lojinhas, restaurantes, comércios e uma feirinha noturna, essa praia atrai milhares de visitantes todos os anos.

 

Conhecida também, por sua enorme extensão e beleza, a praia possui uma orla com diversos prédios, uma faixa de areia clarinha e um mar verde. A maior parte do tempo, o mar é tranquilo e com poucas ondas, isso atrai bastante famílias com crianças.

 

Os quiosques com boa estrutura, refeição e bebidas geladinhas, atraem o público que quer relaxar e se divertir por lá. Mas vale a pena verificar se a praia está apropriada para banho, já que algumas vezes no ano, ela não é indicada. Então aí vale o passeio pelos quiosques, calçadão e feirinha, deixando o banho de mar (caso a praia não esteja apropriada na sua visita), para outras praias.

 

 

 

Catedral da Sé – São Paulo – Brasil

 

 

Localizada no centro da cidade de São Paulo, a catedral da Sé, faz parte do marco zero da cidade, é considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.

 

A construção que iniciou-se em 1912, teve sua inauguração apenas em 1954, depois de décadas de cofres esvaziados pelas duas grandes guerras.

 

Projetada por Maximilian Hehl, a catedral possui 5.700 metros quadrados e é ornamentada com estátuas de bronze, painéis em alto-relevo e vitrais confeccionados por artistas brasileiros e estrangeiros.

 

Ao passar por lá as 12h ou as 12h é possível ouvir o badalo dos 61 sinos que há espalhador por toda está catedral.

 

 

Catedral Sainte-Chapelle – Paris - França

 

Situada na Ilha de la Cité em Paris, A Sainte-Chapelle é uma capela gótica, inaugurada em 1248.

 

O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX, que a construiu para servir de capela do palácio real. O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo atual Palácio da Justiça.

Depois de terminada, a Sainte-Chapelle carecia de santificação pela presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo.

 

A principal característica são os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV.

 

Durante a Revolução Francesa instalou nela um tribunal terrorista. Os vitrais foram tapados com enormes armários; os assentos do coro e o painel do altar foram destruídos; o pináculo do teto foi deitado abaixo, e muitas das relíquias foram dispersas.

No século XIX, Viollet-le-Duc restaurou a Sainte-Chapelle.

 

Hoje podemos visitar esta catedral e observar a beleza deste local não apenas no seu exterior, como na parte interna também. A entrada é no primeiro andar, onde se encontra a capela construída para os súditos do rei e a esquerda encontramos uma escada em caracol que nos leva ao segundo andar, onde é possível apreciar toda beleza interna dos famosos vitrais.

 

 

 

La Grande Arche / La Défense – Paris – França  

 

 

O Grande Arco de La Défense  está situado no bairro de La Défense, na periferia parisiense, no território da comuna de Puteaux (Hauts-de-Seine).

O arco recebeu este em memória a resistência oposta pelos franceses às tropas prussianas na guerra de 1870-1871.

A Grande Arche de la Défense é um cubo oco de 112 metros de altura coberto de mármore branco e aberto no centro, apoiado por 12 pilares de 30 metros cada.

Realizado em 1989 por altura do bicentenário da Revolução Francesa segundo um projeto do arquiteto dinamarquês Otto von Spreckelsen, simboliza uma janela aberta ao mundo.

 

Um bairro com prédios altos, diferente de grande parte de Paris, é um lugar com uma arquitetura contemporânea e muito interessante para quem quer conhecer Paris por outro angulo.

 

 

Panteão – Roma   - Itália

 

 

O Panteão (Pantheon) é o monumento mais preservado da Roma Antiga é originalmente politeísta, já que seu arquiteto, Marcus Agrippa, dedicou-o a uma série de deuses. Ao longo de seus mais de 2 mil anos de existência, porém, teve outras serventias religiosas – desde o século 7 é um templo católico – e passou por diversas transformações, parte delas devido aos incêndios que afetaram a edificação.

 

Destacam-se suas grandes colunas coríntias de pedra maciça e os túmulos do rei Vitório Emanuel II e de Rafael.

 

O templo é famoso por suas marcantes colunas coríntias de granito, com mais oito na parte de trás, que suportam uma fachada triangular monumental. Além disso, sua principal construção é, na verdade, uma rotunda, encimada pelo que ainda hoje é o maior domo de concreto não reforçado do mundo.

O Panteão fica no centro de Roma e é aberto todos os dias da semana, como as ruas por ali são bem estreitas, indicamos andar a pé por ali.

Please reload