Posts da Semana

05.10.2015

Liberdade – São Paulo – Brasil

 

 

 

A Liberdade é um bairro tradicional e bastante turístico da cidade de São Paulo, por ser o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, a qual, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.

 

Na Liberdade além de restaurantes com a gastronomia japonesa, encontramos diversas lojas de artigos específicos da cultura, bem como, diversos atrativos culturais.

 

Aos finais de semana, temos a feirinha da Liberdade com várias barraquinhas que vendem desde comidas típicas até objetos para decoração que remete ao Japão.

 

Lá também, é onde ocorre diversas comemorações da cultura japonesa.

 

Vale muito a pena conhecer e ainda mais em dia de festa.

 

 

Niagra Falls – Canada

 

 

 

Niagara Falls ou Cataratas do Niágara é uma cidade localizada na província canadense de Ontário, à beira do rio, entre os enormes lagos Erie e Ontario. Niagra Falls fica  localizada a 130km de Toronto.

 

Devido à bela paisagem natural proporcionada pelas cataratas onde a cidade está localizada, a principal fonte de renda da cidade é o turismo, onde tudo gira em torno de uma dela.

 

Há três quedas, uma, em forma de arco, a Horseshoe (ferradura de cavalo) é a mais conhecida e é dividida entre os Estados Unidos e o Canadá. Uma outra, de perfil mais retilíneo e com rochas lançando-se sobre as espumas brancas, fica do lado norte-americano e é conhecida como Americanas. A terceira, muito menor, dominada pela vizinha Americanas, é chamada de Bridal Veil.

 

Há muitas formas de explorar as cascatas, seja em uma excursão organizada bem junto às quedas, sobrevoando a região em voos de helicóptero ou em barcos que chegam bem junto à turbulência das águas, os Maid of Mist.

 

Pessoal, quem aí não se recorda do episodio do Pica Pau nas cataratas? Rs... então a excursão que chega pertinho das quedas é tipo aquela do Pica Pau com a capa amarela.

 

 

República Maldivas

 

 

 

A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão.

 

As Ilhas Maldivas estão agrupadas em 26 atóis que, vistos de cima, são por si só uma visão fenomenal, com os diferentes tons de azul em seu redor. Vale lembrar que um atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebrados, constituindo uma lagoa no seu interior. Ou seja, teoricamente, as Maldivas teriam apenas 26 ilhas, mas como cada uma está parcialmente submersa e tem os seus picos a sair da água, cada um deles é considerado uma ilha.

 

 

 

Taj Mahal – Agra – Índia

 

 

 

 

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Foi considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e  recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em uma celebração em Lisboa.

 

A obra foi feita entre 1632 e 1653 com cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal. Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

 

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

 

Supõe-se que o imperador pretendesse fazer uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou morto antes do início das obras por um de seus filhos.

 

 

 

Lago Yamdrok – China

 

 

 

 

O Lago Yamdrok, é um importante lago da China, é um dos três maiores lagos sagrados no Tibete. Possui uma área de 638 quilômetros quadrados e mais de 72 km de comprimento.

 

O lago é cercado por muitas montanhas cobertas de neve e é alimentado por muitas correntes, mas só tem um emissário na sua extremidade ocidental.

 

Segundo a mitologia local, Lake Yamdok Yumtso é a transformação de uma deusa.

 

 

 

 

Pelourinho – Salvador - Bahia

 

 

 

O Pelourinho, bairro de Salvador, Bahia. Pelourinho é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.

 

O bairro se localiza no Centro Histórico da cidade na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 

Pelourinho é considerada a alma da Bahia. Com centenas de casarões dos séculos 17 e 18, foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta.

 

Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes e lojas recebem turistas do mundo todo.

 

As terças-feiras os visitantes podem assistir uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18h. O agito continua com o show do cantor Gerônimo na Escadaria do Passo (Ladeira do Carmo). No verão, duas terças-feiras por mês (batizadas de "Terça da Bênção"), tem ainda apresentações do Olodum e de várias bandas de percussão pelas escadarias e largos como Teresa Batista, Quincas Berro d´Água, do Pelourinho, além do Terreiro de Jesus.

Não deixe de conhecer o Pelourinho quando for para Salvador.

 

 

 

Ibiza – Ilhas Baleares – Espanha

 

 

 

 

Ibiza  é uma ilha do arquipélago e comunidade autônoma das Ilhas Baleares. Fica localizada a leste da Espanha e sua maior cidade tem o mesmo nome da ilha.

 

Conhecida mundialmente por suas festas e boates com vida noturna ultra agitada, que acaba atraindo muitos turistas e famosos, os points mais famosos são: Space, Pacha, Privilege Ibiza, Amnesia, DC10, El Divino, Café del Mar ou Es Paradis.

 

Além da beleza Ibiza, ela possui uma ótima interação entre seus ambientes marinho e costeiro, possuindo várias espécies endêmicas. Também possui muitos sítios arqueológicos preservados desde a época Fenícia-Cartaginesa até exemplos de arquitetura da Renascença.

Em 1999 foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

 

Catedral São Basílio – Moscou - Rússia

 

 

 

 

A Catedral de São Basílio  construída na Praça Vermelha em Moscou, entre 1555 e 1561, sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600.

 

O projeto do edifício, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu, não tem análogos no domínio da arquitetura russa: "É como nenhum outro edifício russo. Nada semelhante pode ser encontrado no milênio inteiro da tradição bizantina, do século V ao XV.

 

A catedral antecipou o clímax da arquitetura nacional da Rússia no século XVII.

 

A catedral tem operado como uma divisão do Museu Histórico do Estado desde 1928. Foi completamente secularizada em 1929 e, em 2010, continuou a ser uma propriedade federal da Federação Russa. A catedral é parte do Kremlin e da Praça Vermelha, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.

 

 

 

Mar Morto – Jordânia - Israel

 

 

O mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio.

 

Com uma superfície de aproximadamente 650 km² em 2014, um comprimento máximo aproximado de 50 km e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo rio Jordão e banha a Jordânia e Israel.

 

O mar tem esse nome devido à grande quantidade de sal nele contida, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas, havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas. Qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.

 

A alta salinidade do mar Morto permite a flutuação das pessoas, o que atrai os turistas além da sua beleza natural.

Please reload