Dicas de como fazer mala

06.10.2015

Viajar é uma delícia, desde o dia que você decide para onde vai até a volta.

 

 

 

Mas vamos dizer que arrumar as malas não é tão fácil e as vezes é um pouco chatinho, pois sempre ficamos na dúvida do que levar, o que levar e na volta como trazer tudo de volta!?

 

Vamos tentar ajudar vocês com algumas dicas.

 

Nessa hora é necessário analisar o que queremos, o que é indispensável, o que devemos priorizar e o que podemos deixar para trás.

 

Para os homens talvez esse dilema seja um pouco mais fácil de ser resolvido, pois eles não tem diversos tipos de sapatos, vestidos, saias, casacos, camisetinhas, regatas, batas, bolsas, acessórios, cremes, esmaltes... aff é tanta coisa que não dá para lembrar tão fácil assim de cabeça e saber o que selecionar nessas horas.

 

Nesse nosso post vamos tentar ajudar vocês a aproveitar os espaços e o que realmente levar. =)

 

 

 

 

Vamos começar com o tipo de mala.

 

Eu acho que melhores são as retangulares, as mais comuns. E o tamanho depende do tempo e tipo de estação que vai estar no seu destino, pois roupas de inverno ocupam bem mais nosso espaço.

 

Quando estamos em família com crianças que ainda não conseguem carregar a própria mala, vale a pena levar uma mala maior com os itens dos filhos dentro para minimizar as coisas que temos que carregar e prestar a atenção, já que precisamos ficar atentos as crianças e as nossas malas.

 

Quando as crianças já são maiores e adultos, o melhor é cada um levar a sua mala, principalmente se a hospedagem for em quarto separado.

 

 

 

 

O que levar? E quanto levar?

 

A conta sempre deve ser planejada de acordo com o tempo que vai ficar viajando e o que vai fazer no local.

 

O ideal é sempre levar roupas que sejam possíveis usar mais dias, como calças jeans, bermudas, casacos, saias e que podem ser usados tanto de dia quando a noite.

 

Cores neutras ajudam na hora da escolha, pois elas combinam entre si.

 

 

Se no destino estiver calor:

 

Como na maioria do tempo quando estamos viajando com temperaturas mais altas estamos em praias e piscinas, o principal traje é roupa de banho e chinelo, então priorize isso.

 

Leve um shorts ou saia para cada 3 dias e uma blusa para cada dia.

 

Se for rolar um almoço ou jantar em algum lugar especial, não se esqueça de levar uma roupa mais elegante para este momento, e se for necessário apenas um sapato de salto para a mulherada. Mas lembre-se, você vai estar na praia, um salto é suficiente. Mesmo que esteja num resort com festas todos os dias, priorize um sapato que combine com a maioria de suas roupas e seja confortável.

 

 

Se no destino estiver frio:

 

Um casado pesado, quente e de cor neutra é suficiente, a não ser que fique mais de dez dias e queira variar. Como esses tipo de casaco, normalmente são sobretudo, indico levar apenas um desse mesmo com mais de dez dias de viagem e mais um casaco intermediário.

 

Levando menos roupas pesadas, você poderá variar mais com calças, camisetas e blusas.

 

Em relação a sapatos leve algo básico, confortável que combine com suas roupas e salto, só em ultima necessidade.

 

 

O que levar para qualquer destino?

 

- um par de tênis ou sapato super confortável

- uma calça leve

- um casaquinho

- peças que combinem como pelo menos outras duas.

- cachecóis, óculos de sol e acessórios em geral facilitam deixar o look diferente a cada dia, sem a necessidade de levar um monte de roupas diferentes. 

- uma mochila, nela você pode colocar tudo que vai precisar durante o dia como: carteira, celular, maquina fotográfica e ter um espaço para guardar blusa de frio ou outras coisas se necessário. Ótimo para deixar as mãos livres nos passeios.

 

 

O que não levar?

 

- Roupas com apliques tipo pedrarias. Elas podem enroscar em outra roupa dentro da mala e acabar estragando. 

- Sapatos que usar pouco, machuca o pé e só é bonito.

- Joias e itens que tem um valor material ou sentimental agregado.

- Excesso de cosméticos pois ocupam muito espaço, priorize os que servem para mais de uma parte do corpo ou embalagens pequenas.

 

 

Ordem das coisas na mala

 

 

 

Na parte de baixo, aquela que normalmente tem os ferros, devemos colocar roupas que amassam menos e que cabem nesses vãos para que não amassem tanto durante toda a viagem. Calças jeans, casacos, pijamas para mim são os primeiros a entrarem por lá. Essas peças ficam esticadinhas.

 

O bacana de calça, é colocar ela no fundo da mala com a perna para fora e no final de tudo, vire a perna para dentro, deixando por cima de tudo e amassando menos.

 

Depois vem, bermuda, shorts, saias, essas peças que geralmente são mais difíceis de ficar amarrotadas.

 

Na sequencia vestidos. Tente fazer com ele a mesma coisa da calça, assim ele chegará mais retinho.

 

As camisetas e blusas em por ultimo dobradas como ficam nas gavetas e ir ajeitando cobrindo os lugares da mala, tentando deixar toda a mala com a mesma quantidade de roupas por todos os lados.

 

Nos bolsinhos internos, coloque roupas intimas e de banho embrulhados em saquinhos para manter a higiene dos mesmos e facilitando o acesso na hora que for utilizar.

 

 

Os sapatos ocupam muito espaço, então após separar quem vai ou não com você, coloque eles em saquinhos individuais de tnt ou tipo zip, para proteger das roupas e espalhe eles pela mala, como foi feito com as peças de roupas.

 

 

 

A parte de higiene pessoal deve ser levada em uma frasqueira com os itens em saquinhos separados para que caso vaze, não espalhe por todos os produtos. Se a mala estiver apertada, o ideal é após colocar os itens nos saquinhos, separa-los na mala pelos cantinhos que estiverem sobrando.

 

Na ida, leve shampoos e condicionadores com a quantidade, se possível, que vá usar na viagem, assim você consegue descartar e esse espaço será bem valioso. Se isso não for possível, priorize levar os que são de embalagens pequenas, especialmente para viagens.

 

Para finalizar essa arrumação é legal levar cabide, caso ache necessário pendurar alguma roupa que amasse mais e na volta colocar as roupas sujas em saquinhos para não misturar com as demais.

 

 

 

Mala de mão

 

Na mala de mão devemos levar sempre itens de emergência, como uma blusa de frio; uma troca de roupa desde roupa íntima até camiseta e calça; itens para descontração como notebook, tablete, revista ou livro; itens de higiene pessoal, sempre observando as regras e limites que pode ser levado em voos; carregador de celular; analgésico; um petisco; uma agua; documentos pessoas (RG, CPF, passaporte, autorização de viagem para menores...), dinheiro e passagem.

 

Lembre-se que algumas regiões é necessário vacinação e junto disso precisa da carteirinha, então fique atento quando for viajar para algum lugar que não esteja tão familiarizado.

 

Como esse tipo de mala que estamos falando é sempre para viagens mais longas e normalmente de avião ou ônibus, sempre consulte a empresa que vai efetuar o translado para verificar as normas de tamanho e limite de malas.

 

 

 

Que tal agora aprender como dar um jeito na mala que está cheia e ainda tem muita coisa para entrar?

 

Já que acima falamos de como arrumar bem bonitinho uma mala, agora vamos falar de como usar ainda melhor os espaços que achamos que não temos mais, porém ainda temos “de sobra”.

 

Eu já passei por situações que pensei, não vai dar e deu! No final tudo deu certo.

 

Primeira dica: se você acha que sua mala está com limite de peso estourado, a feche e segure com as duas mãos, se você conseguir levanta-la, fique tranquilo que está dentro do limite internacional para voos originados do Brasil pra outros países que são de 32kg. Claro que se quem estiver pegando a mala for um homem super forte, essa conta não vale. Rs Estou me baseando por mim e por minhas amigas, mulheres, mas com um pouco de força. Rs

 

Próxima dica, e outra, outra...

 

Lembre-se que cada espaço com ar, ali poderia ter algo,  parece brincadeira, mas não é. Cada cantinho da mala ou de algum objeto sempre cabe algo.

 

Por exemplo: dentro de tênis, botas e sapatos, você pode guardar meias, carregadores, lembrancinhas, maquiagem, esmalte ou qualquer coisa pequena que cabe ali, encha eles com tudo que couber, quando chegar na sua casa, não vai acreditar no tanto de coisa que cabia ali.

 

Os sapatos que não cabem nada como rasteirinhas e chinelos, coloque eles em sacos pequenos e finos e coloquem nos cantos das malas.

 

Para evitar desperdício de espaço com sacolas ou papelão para embrulhar itens frágeis, enrole eles nas suas próprias roupas, se for itens menores, enrole roupas pequenas e guarde dentro de sapatos ou outros recipientes que comportem o objeto.

 

Produtos que vem com uma super embalagem, o que fazer? Se for possível descartar a embalagem, eu acho que é a melhor coisa. Aí é só fazer como os outros itens e enrolar em roupas para proteger.

 

Se a embalagem for necessária para trazer o produto, aproveite a parte interna entre a embalagem e a proteção para colocar itens pequenos dentro, utilizando os espaços internos que estão “sobrando”.

 

Se o produto não precisa estar embalado, porem você precisa da caixa, o ideal é desmontar a caixa, trazer o produto solto e colocar a caixa desmontada no fundo da mala ou naquele zíper da parte de fora que é pequeno e achamos que não ser para quase nada. Ali é um ótimo lugar, pois não amassa.

 

Uma peça chave na arrumação de malas, além de saco plástico é a fita adesiva, além dela servi para compactarmos os objetos, serve para fechar os itens que podem vazar.

 

Outro item bastante valioso são os “space bag” (à vácuo - aqueles que retiramos o ar da parte interna). Esses são sacos especialmente para roupas. Esses sacos deixam as roupas bemmm compactas o que diminui o espaço entre elas, eliminando o ar e sobrando mais espaço. A primeira vez que utilizei, me surpreendi com a diferença de volume que isso causa. Vale lembrar que esses sacos são úteis até para nossa casa, para guardarmos as roupas de inverno no armário quando o inverno acabar deixando o armário mais livre.

 

 

Em viagem esse tipo de saco também é bacana, para quem quer levar separado as roupas para festa, dia a dia ou qualquer outro tipo de separação que se ache interessante fazer.

 

 

Bom, por hoje é só. Espero que aproveitem nossas dicas e boa viagem!!! 

 

E não se esqueçam. Marque #eaiquetalviajar nas suas fotos que elas podem aparecer no nosso Instagram.

 

 

 

 

Please reload