Concurso Cultural - Jaqueline Mendonça - Bonito, Cavalcante e Alto do Paraíso

O destino de hoje é da Jaqueline Mendonça, uma das ganhadoras do nosso Concurso Cultural "E aí, que tal viajar?! & Você".

Olha que bacana os que as redes sociais podem fazer. Como coisa que divulgamos, seja de viagens pessoais, a trabalho, blogs de viagens, que milhares de pessoas acabam conhecendo lugares e coisas novas, que foi através do Instagram que a viagem da Jaqueline e do namorado mudou o destinho final.

O roteiro inicial deles era: sair de Campinas, ir para Bonito e de Bonito para Nobres, mas em Bonito após eles verem uma foto no Instagram da Cachoeira Santa Barbara (Cavalcante - GO), que eles mudaram o roteiro na hora. E o roteiro final da viagem deles ficou assim: Campinas- Bonito - Cavalvante - Alto Paraiso.

Já Nobres que é outro lugar espetacular, ficou para outra viagem. Isso é bom, assim eles já tem outra viagem nos planos.

Vamos ver que bacana foi a viagem da Jaque que começou de um jeito e terminou de outro.

"A viagem começou com destino traçado, sair de Campinas ir até Bonito - MT. Depois de seguir viagem rodando mais alguns mil km e antes de chegar a Nobres, no meio do trajeto decidimos mudar nossa rota.

O motivo da mudança não foi porque o lugar seria mais perto ou mais barato, pelo contrário queríamos conhecer a Cachoeira Santa Bárbara que fica em Cavalcante GO, e foi em Bonito, isso mesmo em Bonito que decidimos ir para lá.

Em Bonito, é possivel comer bem e conhecer lugares incríveis, fizemos vários passeios lá, flutuação no rio sucuri, complexo boca da onça, balneário rio da prata e gruta do lago azul, todos valeu muito a pena, mas o complexo boca da onça foi o melhor, com trilhas de nível médio e composto por 11 cachoeiras sendo 3 para banho e um almoço de dar água na boca, digo querer repetir e repetir rsrs... No complexo da Boca da Onça, depois de conhecer e mergulhar na cachoeira mais famosa, você é surpreendido por uma escadaria com cerca de 800 degraus com vista linda do lugar, o que vale muito a pena conhecer."

E as aventuras de Bonito foram exploradas até que...

"Após ver uma foto dessa cachoeira no instagram, nos apaixonamos e traçamos nova rota até chegar em Alto Paraíso - GO, tentamos ficar em Cavalcante mas por causa das datas não encontramos vagas nas pousadas. Então o negócio era ficar em uma cidade próxima que dava para ir de carro conhecer essa maravilha da natureza e foi em Alto Paraíso que encontramos um lugar para ficar.

Alto Paraíso é lugar muito bonito também e vale muito a pena conhecer, tem cachoeiras incríveis, mas claro nenhuma se compara a que nós vimos em Cavalcante. Chegando em Cavalcante contratamos um guia que é obrigatório para chegar até o lugar, passamos por vários trechos com água, riachos, buracos, subidas e decidas e vários "mata-burro" que para quem não conhece são "pontes" feitas com pedaços de madeira para cruzar um riacho.

As estradas não são boas mas possui vistas incríveis e um carro normal passa também, fomos em um Gol G5 e foi tranquilo, não sendo necessário alugar um 4x4.

A cachoeira fica dentro de uma Comunidade chamada Kalunga, onde todos trabalham e produzem para seu próprio sustento. Dessa comunidade seguimos a pé é atravessamos um rio e pegamos um carro para chegar até a trilha da cachoeira, a estrada é bem ruim cheia de altos e baixos e vários buracos também, mas tudo valeu a pena.

Depois percorremos mais alguns km a pé e chegamos ao paraíso, a cachoeira Santa Barbara que tem esse nome por causa de uma morada Barbara que morava ali e era benzedeira. Indico pegar um guia no Cate ou na própria Comunidade, o valor é de R$80,00 no Cate e R$70,00 na Comunidade, contratamos o Candinho no Cate, um guia muito bom que nos levou em três cachoeiras, Santa Barbara, das Antas e Ave Maria  e na Comunidade é servido um almoço, muito gostoso por sinal, com carne, peixe, verduras, legumes, tem suco e outras variedades também, gastamos R$60,00 o casal.

Em Alto Paraiso fica a cachoeira dos Cristais, lugar muito bonito e todas de acesso fácil e com deliciosos banhos, há também um bar que vende um delicioso pastel, segundo relatos o melhor da região."

E aí, ficou com vontade de mudar o seu roteiro também?

Muito bacana a viagem da Jaque e do namorado!