Conheça sobre o lindo passeio de Moliceiro em Aveiro

19.03.2018

Vamos navegar um pouco na "Veneza Portuguesa"

 

 

 

Um dos passeios mais encantadores que fizemos por Aveiro, foi o passeio pelos 4 canais da cidade.

 

Fizemos um passeio praticamente exclusivo com o Sr. Joaquim Varela que além de muito simpático, ele nos contou cada detalhe da cidade do famoso passeio de moliceiro, o famoso e típico barco desta linda cidade, que circulam pela Ria de Aveiro.

 

O Sr. Joaquim Varela é um dos responsáveis da empresa Aveiro Moments, uma das melhores empresas de turismo da região de Aveiro. Recomendamos!!!

 

O passeio de moliceiro, além de muito bacana é ideal para conhecer a cidade por outro ângulo.  Ele deixa uma perspectiva diferente da cidade. Através dos canais e possível observar como foi construída e vem crescendo a cidade ao seu redor.

 

 

 

Você sabe por que o barco se chama moliceiro?

 

Este era um barco de trabalho para apanhar moliço (lodo que existia na ria de Aveiro), daí vem o nome. Já hoje em dia o moliceiro é um barco utilizado para fins turísticos

 

E pra quer servia o moliço?

 

Depois de apanhado na ria, ele era estendido ao sol, para secar, e servia de fertilizante para as terras agrícolas da região. Com o tempo, foi substituído por adubos químicos e a atividade foi decaindo.

 

O passeio que fizemos é um dos mais requisitados. Foi o passeio pelos 4 canais urbanos da Ria: Canal Central, Canal da Pirâmides, Canal do Cojo e Canal de São Roque. Ao longo deste passeio podemos apreciar os edifícios históricos de Arte-Nova, casa de pescadores, as marinhas de sal de Aveiro, os palheiros de sal, os armazéns de peixe, diversas pontes, com especial destaque para a ponte de Carcavelos e para ponte dos Laços, região central, a zona moderna da cidade com destaque para o Fórum Aveiro e o Mercado Manuel Firmino. E no final do Canal do Cojo a Fábrica de cerâmica campos, hoje recuperada para alojar a Câmara de Aveiro, o Instituto de emprego e o Centro de Congressos de Aveiro.

 

 

Nosso passeio durou cerca de 45 minutos.

 

O passeio é interessante, porque além da beleza da cidade é possível conhecer as histórias da região e o dia a dia dos moradores.

 

Existem vários os passeios de moliceiro, por isso quando for escolher seu passeio veja o tempo, região, preço de cada um para verificar o que mais lhe agrada. Em todos os passeios, vai um guia explicando por onde estamos passando e o que estamos vendo. Além de explicar os detalhes gerais da região.

 

De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante, por sua  decoração colorida e frases humorísticas, que brincam com situações do dia a dia e/ou personalidades históricas.

 

 


Agora vamos conhecer um pouco mais de cada canal:

 

Canal Central

Fica situado no centro histórico da cidade. Das fachadas de Arte Nova, ao Museu, comércio, gastronomia e lazer, este canal torna-se num importante ponto de passagem para o visitante.

 

Canal de Cojo

No seguimento do Canal Central, este percurso leva o visitante até ao Lago da Fonte Nova, onde se situa o Centro de Congressos de Aveiro, sendo ladeado por grandes espaços comerciais, pelo mercado e por zonas de lazer e de desporto.

 

Canal de São Roque

É o canal que banha a zona típica da cidade, o Bairro da Beira-Mar. Passando sob várias pontes observam-se os antigos palheiros (fachadas) onde se armazenava o sal trazido das marinhas pelos barcos saleiros.

 

Canal de Pirâmides

Ladeado pelo parque do Rossio, e passando ao lado da Ponte de S.João, este canal leva-nos ao encontro das pirâmides (sec.XVIII) e à zona de passagem que dá acesso ao canal exterior da Ria. Avista-se uma das marinhas, a do Ecomuseu, onde se pode observar o método tradicional de produção de sal.

 

Para localizar a Aveiro Moments é super fácil. Ela fica na Rua do Clube dos Galitos, 18.

 

 

 

Obrigada Sr. Joaquim Varela por toda sua atenção.

 

 

 

 

Please reload