Hoje nosso Colunista por uma trip é o Gabriel Fracassi que vai nos contar um pouquinho sobre a sub-região que ele está morando: Valtellina. Esta sub-região faz parte da região da Lombardia, Província de Sondrio.
A região que o Gabriel mora da Lombardia, no nordeste italiano, na fronteira com a Suíça. Bora conferir!!!
Lombardia, dentro dessa região existem outras sub-regiões, a Valtellina é a "sub-região"
"Há muitos lugares incríveis pra se conhecer na Itália, isso todo mundo já sabe. Roma, Milão, Veneza, Pisa, Florença e muitos outros. Já ouvi dizer que uma vida inteira não é suficiente pra ver todas as belezas da Itália, e agora entendo o porquê. Convido você a conhecer Valtellina, uma região repleta de montanhas, localizada no extremo norte da Lombardia, fazendo fronteira com a Suíça. Um encanto...

Uma das montanhas da Valtellina
Há muitas atividades pra se fazer em Valtellina, a strada del vino, por exemplo, é um roteiro que te leva a conhecer vinícolas, restaurantes e adegas da região, passeio perfeito pra quem pensa em alugar um carro, mas também pode ser feito de trem. Já em Bormio, existem estações de ski e parques aquáticos com piscinas aquecidas, sendo um lugar muito procurado no inverno por quem gosta de praticar esportes na neve.
Sondrio é a capital da província homônima e, mesmo sendo a cidade mais populosa de Valtellina, com apenas de 28 mil habitantes, não é muito grande, mas há restaurantes, bares e cafés espalhados pela cidade. Recomendo o bar Jack Daniel’s, que tem estilo country e pizzas bem acessíveis.

Uma das ruas de Sondrio
Pra quem curte andar de bicicleta é possível alugar uma em vários locais e conhecer as cidades através de um caminho de 114km que percorre a margem do Rio Adda e é cercado pelas montanhas. É possível também levar a bicicleta junto no trem se o cansaço for muito grande pra voltar pedalando.

Trecho dos 114km de ciclovia da Valtellina
Falando em trem, parte da cidade de Tirano o chamado Trenino rosso (trenzinho vermelho), que transporta os passageiros a Saint Moritz, na Suíça. Ouvi dizer que é um dos passeios mais lindos de trem que existem. Quem sabe não dou uma volta por lá qualquer dia?

A vibe de Tirano
Eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar da Valtellina antes de me mudar pra cá, talvez nem a conhecesse se não fosse isso. Mas garanto que vale a pena conhecer e explorar cada canto desse lugar e já aviso que não é preciso muito esforço para as fotos ficarem boas.

Uma das muitas vinhas da Região."
Saiba mais:
Gabriel mundo afora: https://www.instagram.com/gabrielmundoafora/
Valtellina: http://www.valtellina.it/
Trenino rosso: https://www.trenino-rosso-bernina.it/it
Strada del vino: https://www.stradadelvinovaltellina.it/

Gabriel, obrigada por compatilhar conosco as belezas de Valtellina.